ARQUIVOS DO LABORATÓRIO DE BIOFÍSICA MOLECULAR
Revista
Arquivos do Laboratório de Biofísica Molecular da Universidade de Brasília (ALBM-UNB)
Arq. Lab. Biof. Mol. UnB
Escopo
A ALBM-UNB é uma revista didática, em português, que publica apostilas, protocolos/tutoriais e revisões sobre temas relacionados às pesquisas realizadas por membros do Laboratório de Biofísica Molecular da Universidade de Brasília. A revista foi criada com o objetivo de produzir material didático de qualidade em português e oferecê-lo de forma gratuita para alunos de graduação e pós-graduação. A revisão do conteúdo é feita por docentes do Departamento de Biologia Celular da UnB, que terão seu nome vinculado à publicação na forma de revisor.
Publicação, Citação e Indexação
A revista se enquadra no formato "Overlay Journal" (veja exemplos aqui) e seu conteúdo será publicado em forma de artigo, com layout personalizado, no repositório arXiv.org. Isto permitirá ao artigo ser achado por mecanismos de pesquisa (e.g., Google) e ser citado utilizando o código arXiv, que funciona como um DOI. Os artigos publicados no arXiv são indexados nas plataformas Semantic Scholar, Mendeley, e Google Acadêmico.
Os links para artigos serão disponibilizados no site do Laboratório de Biofísica Molecular e na plataforma Peeriodicals (que possui automatização com o arXiv.org).
Incentivamos os autores a divulgarem a publicação no LinkedIn, ResearchGate, Plubons, ScienceOpen e Lattes (neste último, sob a categoria "Texto em jornal ou revista").
Tipos de publicação
-
Revisão: resumo de um tema específico (e.g., Evolução de serino proteases).
-
Apostila: resumo de um tema abrangente (e.g., Enzimas e as reações de hidrólise). Imagine a apostila como um capítulo avulso de um livro texto.
-
Protocolo e/ou Tutorial: o protocolo e tutorial são um guia passo-a-passo de como realizar uma determinada atividade. A diferença é que o protocolo relata os procedimentos para uma atividade na bancada ou em um determinado equipamento de laboratório, enquanto o tutorial relata uma atividade.in silico, isto é, no computador (e.g., como usar um software, fazer uma imagem, tratar dados etc.).
Instruções para os autores
-
O manuscrito deve ser enviado em formato ".doc" ou ".docx" (Microsoft Word 2003-2019) para o email biofisicamolecular.unb@gmail.com com assunto "Manuscrito: ".
-
O abstract pode ter no máximo 200 palavras e deverá ser escrito em duas versões: uma em inglês e outra em português.
-
Não existe restrição quanto ao espaçamento de linhas, quantidade de página/palavras/letras, nem tipo e tamanho da fonte. No entanto, sugerimos que você utilize nosso template.
-
As referências deverão seguir o modelo da revista XXXX. Para tanto, sugerimos que você utilize gerenciadores de bibliografia como o Endnote, Mendeley ou F1000 workspace (os últimos dois são gratuitos).
-
Os autores podem sugerir um revisor no corpo do email, que poderá ou não ser selecionado para efetuar a revisão. Se nenhum for sugerido, convidaremos um docente da Universidade de Brasília para fazer a revisão; este será selecionado de acordo com o tema da publicação.