1. Primeiramente vocês precisarão instalar o Python 3.7 no computador de vocês. Existem várias forma de fazer isso, mas a melhor, para pessoas que trabalham com análise de dados científicos, é instalando a distribuição Anaconda. A Anaconda é uma uma plataforma (um terminal interativo) que permite a instalação de diversas bibliotecas para o python com foco em ciência (bibliotecas são coleções de formulas, funções e programas já escritos); ela permite também instalar outras linguagens de programação como R, Bash (linguagem do linux), Perl etc.
Para quem usa Windows 64 bits, baixem a distribuição Anaconda versão Python 3.7 neste link:
https://repo.anaconda.com/archive/Anaconda3-2019.03-Windows-x86_64.exe
Para quem usa outros sistemas operacionais, baixe o respectivo instalador neste link:
https://www.anaconda.com/distribution/
OBS: durante a instalação lhe será perguntado se deseja utilizar a Anaconda como a instalação de python padrão. Responda que sim. Caso você já tenha o python instalado no seu computador, é aconselhável desinstalá-lo antes de instalar a Anaconda.
2. Para iniciar o terminal da Anaconda, vocês devem abrir o "Anaconda Prompt". É recomendável configurar para sempre abri-lo como administrador.
3. Uma vez que o Anaconda Prompt está funcionando, a primeira tarefa de vocês é instalar a biblioteca do "biopython", uma coleção de ferramentas para biologia computacional. Ou seja, trata-se de uma coleção de formulas, funções e programas para analisar dados de origem biológica (como sequencias de DNA e proteínas, por exemplo). Para isso vocês devem escrever a seguinte linha de comando no Anaconda Prompt (e apertar "Enter"):
conda install -c anaconda biopython
4. A segunda tarefa será instalar o JupyterLab, que será onde vocês escreverão todo o código (programa) de vocês. Para instalar o JupyterLab, escreva a linha de comando no Anaconda Prompt:
conda install -c conda-forge jupyterlab
5. Para rodar o JupyterLab no Anaconda Prompt, escreva a seguinte linha de comando (e aperte "Enter"):
jupyter lab
Uma vez que o JupyterLab abriu, clique em "Python 3" sob campo "Notebook".
Uma aba irá abrir contendo "In [ ]:". Aqui vocês escreverão todo o código de vocês; para executar o código, basta clicar no botão "Run" (cabeça de seta virada pra direita). Para salvar o código de vocês, vocês deverão ir em "File > Save notebook as".
Estou anexando um arquivo com referência a comandos básicos do JupyterLab. Neste arquivo há um link para um rápido tutorial sobre como usar o JupyterLab. O tutorial chama-se "Take the 5-minute tour".
Curiosidade: "In [ ]:" é uma referência a "Input".
6. Com o python 3.7, biopython e JupyterLab instalados, vocês estão prontos para iniciar as aulas de python. Acesse o link abaixo e vejam todos os vídeos começando com "PY4E" e "Worked Exercise" (podem pular os outros vídeos, se quiserem). Sigam a ordem dos vídeos e assistam até o "Chapter 10 part 2". Para começar o programa de vocês, será necessário no mínimo o conhecimento dos 8 primeiros capítulos inteiros.
https://www.youtube.com/watch?v=fvhNadKjE8g&list=PLlRFEj9H3Oj7Bp8-DfGpfAfDBiblRfl5p
Vejam os vídeos e façam os exercícios com JupyterLab aberto. Na medida que vocês forem aprendendo, vocês terão idéias de como aplicar o conhecimento adquirido para resolver o problema de vocês. Testem essas idéias constantemente no JupyterLab; o ideal é que vocês apliquem o conhecimento adquirido para resolver um problema de vocês.